O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico que surgiu na Europa no século XIX, período de fortes mudanças causadas pelas Revolução Industrial e Revolução Francesa.
Tem como principais características:
Valorização do sentimento e da imaginação sobre a razão (suicídio por amor);
Nacionalismo (morte heróica na guerra),
Valorização da natureza.
A arquitetura romântica tem como um de seus principais representantes o inglês Sir Charles Barry. Nascido em Londres ,em1795 . É mais conhecido pela obra de reconstrução do Palácio de Westminster (destruído por incêndio em 16 de Outubro de 1834), realizada em conjunto com o também arquiteto inglês Augustus Pugin.
Depois da morte de seu pai, Barry herdou uma soma de dinheiro que o possibilitou viajar por países como Itália, Grécia, Turquia, Egito e Síria, e ao retornar a Londres passou a desenhar igrejas.
Ao retornar à Inglaterra, Barry começou a desenhar igrejas para a Comissão de Igrejas. Ele descobriu que eles preferiam projetos em estilo gótico e grego, e concentrou seus esforços nestas áreas, construindo igrejas em Londres, Brighton e Manchester.
O Palácio de Westminster é também conhecido como Casa do Parlamento por abrigar as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (Câmara do Lords e Câmara dos Comuns), fica às margens do rio Tamisa. Barry ganhou seu projeto de reconstrução em 1836, mas a primeira pedra de sua fundação só foi colocada em 1840.
O Palácio é um dos maiores parlamentos do mundo. Possui mais de 1000 salas, 100 escadarias, e 5 km de corredores. O Palácio de Westminster inclui diversas torres. A mais alta é a Torre Vitória com 98 m, mas sem dúvida a mais famosa é a Torre do Relógio, comumente chamada de Big Ben, que na realidade é o nome do mais famoso dos cinco sinos da torre.
Charles Barry também ficou famoso por desenhar o Royal Institution em Manchester (hoje a City ARt Gallery) assim como o Traveller's Club (1830) e o Reform Club (1838), ambos em Londres.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo
http://www.ahistoria.com.br/product.php?id_product=36
http://britainexpress.com/history/bio/barry.htm