As primeiras reflexões que constam na história da humnidade sobre a religião foram feitas pelos antigos Gregos e Romanos.
Em âmbito geral, os gregos eram politeístas, sendo cada um de seus deuses portadores de poderes sobrenaturais e conhecidos por seus comportamentos de traço visivelmente humano. Muitas destas divindades eram relacionadas a uma série de histórias que teriam por função explicar vários dados da realidade. Foi a partir desse costume que temos o surgimento da mitologia grega.
O homem da Grécia antiga, consistia em cultos aos deuses do Olimpo, realizados em templos comuns ou em altares e, também, culto aos heróis históricos, realizados em suas respectivas tumbas. Dedicados a um deus ou a um herói, os templos, decorados com esculturas (de deuses ou heróis) em relevo entre o teto e o topo das colunas, eram constituídos de pedras nobres como o mármore, usadas no alto da acrópole.
Hoje na Grecia a religião é dominada pela Igreja Ortodoxa Grega. Formada por várias igrejas autocéfalas, ou seja, igrejas independentes do ponto de vista administrativo, mas unidas na doutrina, na comunhão eclesiástica e no ritual, e diferente da Igreja Católica, onde existe um único centro cultural e administrativo (o Vaticano).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/religiosidade-grega.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o#A_religi.C3.A3o_no_mundo_contempor.C3.A2neo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Ortodoxa_Grega
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário