Juan Gris nasceu em Madrid em 1887, seu nome de nascimento era José Victoriano Gonzáles Pérez. Iniciou a sua formação ingressando na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em 1906, mudou-se para Paris, a "cidade-luz", centro mundial das artes onde se sentiu atraído pela estética cubista (A estética cubista privilegiava as figuras geométricas.), foi um dos mais famosos e versáteis pintores e escultores cubistas espanhoís. Ali conhece artistas como Guillaume Apollinaire, André Salmon, Max Jacob e, o que mais o marcou e influenciou, Pablo Picasso. Através deste último, conhece também Georges Braque.
Pintou seu primeiro quadro no novo estilo, Homenagem a Picasso (1912), e passou uma breve temporada em Céret, próximo aos Pireneus, onde pintou paisagens. Introduziu em sua obra os papiers collés (1914), utilizando essa técnica no quadro O violão, considerado o exemplo do que se denominou cubismo sintético. Realizou a parte mais importante de sua obra cubista (1915-1919) . A este período criativo pertencem naturezas-mortas como Copos e Jornal (1914), O Pequeno-Almoço (1915), Jarra e Copo (1916), A Garrafa de Vinho (1918) e Garrafa e Fruteira (1919). É evidente sua tendência à simplificação, tanto no número de objetos representados como nos aspectos envolvidos.
Em sua evolução, o artista escolheu partir cada vez mais das formas geométricas mais simples para construir os objetos que pintaria e manteve uma luminosidade abstrata. O Livro de Música, 1922, e A Guitarra Frente ao Mar, 1925, são dois de seus últimos trabalhos mais destacados.
Continuou a expôr nas melhores galerias de arte até 1927, ano em que falece, com 40 anos de idade.
Homenagem a Picasso (1912)
A Guitarra Frente ao Mar, 1925
Bibliografìa:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,503-biografia-9,00.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_Gris
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JuanGris.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário